Cortina ou persiana? 5 dicas para escolher o melhor modelo

Chegou a hora de escolher como diminuir ou bloquear a luz do sol na sua casa, mas qual a  melhor opção: cortina ou persiana? Depende. Primeiro, é importante destacar que elas são muito mais que itens de decoração ― cortinas e persianas ajudam a deixar o ambiente mais aconchegante, proporcionam maior durabilidade aos móveis e, claro, diminuem a luminosidade no cômodo.

Segundo, cada modelo possui suas vantagens. Então, como escolher? Continue lendo para compreender melhor as características de cada opção e assim decidir o modelo mais indicado para você. Vamos lá!

1. Considere a decoração

Qual o estilo de decoração da sua casa? Moderno, atemporal ou rústico? As persianas, por exemplo, trazem um ar de modernidade para qualquer ambiente, enquanto as cortinas podem ser mais clássicas, puxando para o tradicional. Considere também outros fatores, como as cores dos móveis, texturas e materiais.

2. Mais ou menos luminosidade?

Quanto de luz você deseja que entre no cômodo? Esse é um fator que deve ser considerado na hora da compra: se você quer um ambiente mais iluminado, uma boa opção é a cortina de voil, um tecido mais leve. Para salas de TV e quartos, as mais indicadas são a cortina com blackout ou a persiana rolô, que limitam a incidência de luz.

3. Em qual cômodo a cortina ou persiana será instalada?

É importante analisar o cômodo onde estes itens serão instalados. A persiana costuma ser mais versátil, e dependendo do material, pode ser utilizada até mesmo no banheiro e na cozinha.

Para as salas e os quartos, opte por cortinas de tecido, tornando o ambiente mais acolhedor. Há também a opção da persiana romana, que imita tecidos naturais, como o linho, proporcionando um ambiente mais aconchegante.

4. Facilidade na limpeza

Não há como falar sobre como escolher entre cortina e persiana sem citar a praticidade na hora da limpeza. As persianas, de maneira geral, são bem mais fáceis de limpar, especialmente as de material sintético, sendo necessário apenas um pano levemente umedecido para a higienização.

As cortinas, por outro lado, tendem a acumular mais poeira e, por isso, não são indicadas para casas com pessoas alérgicas, já que são mais difíceis de limpar no dia a dia. Alguns modelos de cortina podem ser lavados em casa, enquanto outros necessitam de higienização profissional para não danificar o material.

5. Nível de proteção UV

Como mencionamos anteriormente, a utilidade desses itens vão muito além da decoração: eles ajudam até mesmo a aumentar a conservação dos móveis. Para cômodos com maior incidência de raios solares, é interessante apostar em materiais com proteção UV.

Invista em persianas celulares ou rolô em tela solar. Para esse fim, evite cortinas de tecido, como algodão, que não possuem proteção contra raios solares.

Na hora de escolher entre cortina ou persiana, é comum haver dúvidas. Ao visitar a loja ou comprar pela internet, não se esqueça de ter em mãos o guia que o Polaris preparou com muito cuidado para você.

Para mais dicas sobre economia, decoração e organização do seu lar, clique aqui.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram

Mais dicas para a sua reforma

Te ajudamos a realizar o seu sonho da reforma, do projeto a entrega.