Ventilador de teto: como escolher o melhor modelo

Com a chegada do calor, o ventilador de teto pode se tornar a melhor aquisição para a sua casa. Ao contrário de outros modelos, ele não tem tanto impacto na conta de luz, principalmente em comparação com o climatizador ou o ar-condicionado.

Escolher um modelo de ventilador de teto pode parecer simples, mas é fundamental que você tenha em mente alguns aspectos que merecem atenção na hora da compra. Neste artigo, nós iremos mostrar as melhores dicas para te ajudar nesse momento. Boa leitura!

O tamanho do ambiente que será ventilado importa

A área do cômodo deve ser levada em consideração na hora de comprar o ventilador de teto, já que ambientes maiores necessitam de uma maior circulação de ar. Em geral, os próprios fabricantes já informam na embalagem qual a área que determinado modelo consegue atender.

Considere o consumo de energia elétrica

Dois fatores que merecem atenção na hora de escolher o ventilador de teto são a potência e a voltagem do produto. No mercado, você encontrará modelos com 127v, 220v e também bivolt. Já em relação à potência, os ventiladores podem ter de 50w a 80w.

Dê preferência para modelos que tenham o selo Procel nas categorias A ou B.

A quantidade de pás do ventilador

Há uma crença comum de que o número de pás é proporcional ao desempenho do produto, mas isso não é verdade. A quantidade de pás está mais relacionada ao ambiente que o ventilador será instalado do que à capacidade de ventilação: para cômodos pequenos, como quartos, o modelo de duas pás é o mais indicado.

Os tipos de acionamento

Ao escolher o melhor ventilador de teto para a sua casa, você deve levar em consideração o tipo de acionamento dele. Os modelos são:
● Acionamento via controle de parede, sendo esse o tipo mais comum;
● Acionamento via controle remoto;
● Acionamento via cordão;
● Acionamento via celular ou wi-fi.

O melhor ventilador para você

Deseja comprar um ventilador que mais se adequa à sua casa durante o verão? Não se esqueça de levar este guia que preparamos com muito cuidado. E se você procura mais dicas para te ajudar com a rotina do seu lar, confira também as nossas redes sociais.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram

Mais dicas para a sua reforma

Te ajudamos a realizar o seu sonho da reforma, do projeto a entrega.