5 dicas para manter a casa arejada durante o calor intenso

Se você colocar em prática essas ideias, é possível diminuir a sensação de calor e abafamento nos dias quentes do verão

Se o verão chegou de forma intensa por aí, imagino que o calor tenha começado a ser um grande incômodo na sua rotina. Se onde você mora a temperatura já está atrapalhando as suas atividades do dia a dia, esse artigo é para você. Aqui você vai descobrir 5 dicas valiosas para deixar a sua casa mais arejada durante esses dias de calor intenso.

Manter a casa mais fresca e ventilada é uma forma importante de fazer a diferença no seu bem-estar e da sua família! Dessa forma será possível dormir melhor, trabalhar de forma mais confortável e curtir os momentos de lazer com mais tranquilidade. Veja as dicas a seguir:

1) Instale telas de proteção nas janelas

Abrir as janelas é a ação mais importante para manter a casa arejada. Acontece que no período de calor, os insetos – como pernilongos – acabam aparecendo com mais frequência nos ambientes, principalmente no fim da tarde.

Para aproveitar o vento que vem de fora, a melhor opção é instalar redes de proteção nas janelas que você for manter abertas durante a noite. Existem telas removíveis muito práticas e discretas que você pode, inclusive, encontrar para encomendar pela internet. Para encontrar telas como essa, basta fazer uma busca digitando “tela mosqueteiro para janelas”.

2) Cortinas fazem a diferença

A luz intensa do sol nos dias de verão causa uma sensação térmica ainda maior. Para aliviar o calor durante o dia, a melhor escolha é impedir que essa luz entre nos cômodos da sua casa. A solução é escolher cortinas que bloqueiam bem a luz, como os “blackouts”.

Outra dica para a escolha das cortinas é apostar em tons claros. Cortinas escuras absorvem muito o calor, o que ajuda a aumentar a temperatura do ambiente – e essa não é a melhor opção para o verão, certo?

3) Escolha uma iluminação fria

Dê uma volta pela sua casa e veja se algum cômodo ainda está sendo iluminado pelas lâmpadas incandescentes, como a da imagem ao lado. Se sim, chegou a hora de trocar essas peças pelas lâmpadas flu orescentes ou pelas de LED!

As incandescentes geram muito calor para cumprir o papel de iluminar e, por isso, esquentam o ambiente.

Ah… e as lâmpadas de LED também serão uma boa escolha para o seu bolso! Esse tipo de iluminação consome menos energia, o que vai fazer diferença na sua conta de luz.

4) Decore com plantas

As plantas podem ser grandes parceiras para aumentar a umidade do ar e diminuir a temperatura. Se você mora em apartamento, uma ideia é distribuir vasos de plantas pelos ambientes.

Agora, se você mora em uma casa com quintal ou jardim, você pode optar por plantar uma árvore de forma a impedir o excesso de luz em algum cômodo da casa.

5) Invista em ventiladores

Quem quer reduzir o calor, pensa em eletrônicos como ventilador ou ar-condicionado! E sim… eles fazem toda a diferença na redução da sensação térmica. Uma dica boa é investir nesses aparelhos durante o inverno: nessa época as lojas costumam fazer promoções de eletrodomésticos que são mais utilizados no verão.

O calor apertou?

Então não se esqueça de colocar essas dicas em prática. Com mudanças simples você pode tornar os cômodos da sua casa mais agradáveis para enfrentar o verão.

Gosta de dicas como essas? Então não perca nossos artigos e nos acompanhe pelas redes sociais, clicando aqui.

Tem mais alguma dica de ouro para aliviar o calor? Deixe aqui nos comentários!

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram

Mais dicas para a sua reforma

Te ajudamos a realizar o seu sonho da reforma, do projeto a entrega.