A segurança é um tema que merece atenção especial quando o assunto é extensão elétrica. Veja abaixo as melhores dicas para usar a extensão sem problemas:
Os aparelhos eletrônicos facilitam, e muito, o dia a dia ― mas o grande número de equipamentos pode trazer uma dificuldade: às vezes não há tomadas suficientes. É aí que entram as extensões elétricas, que aumentam a disponibilidade das tomadas. Mas atenção: elas devem ser usadas com cautela para evitar problemas como: curto-circuito, aquecimento e sobrecarga da rede elétrica. Por isso, é fundamental que você conheça os seguintes cuidados:
1. O primeiro passo para escolher uma extensão elétrica é verificar se ela possui acertificação do Inmetro. Procure pelo símbolo do Inmetro na embalagem ou no próprio produto. Assim, você garante que está comprando uma mercadoria autêntica e segura.
2. Não conecte uma extensão elétrica na outra. Lembre-se também de não sobrecarregar a tomada — não utilize adaptadores e multiplicadores para ligar uma extensão.
3. Antes de usar uma extensão, é fundamental que você verifique as informações técnicas presentes na embalagem, como os limites da corrente elétrica, tensão e potência máxima suportados pela extensão.
4. Ao usar a extensão, é importante ficar atento para o limite de potência. Por exemplo, uma extensão com capacidade de 1270W não suportará um secador de 2300W. Lembre-se: a potência máxima se refere a toda a extensão e não apenas a uma tomada. Portanto, a soma da potência dos aparelhos conectados deve ser menor que o limite de capacidade.
5. Garanta que o cabo da extensão não fique enrolado. Assim, você evita o maior aquecimento do aparelho.
Colocando essas dicas em prática, é possível aproveitar as tomadas dos cômodos da sua casa e garantir um uso seguro para você e sua família.
Está curtindo o conteúdo? Então acompanhe nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade!