5 dicas práticas para começar a economizar energia hoje mesmo!

Já pensou em como seria sua vida sem energia elétrica? Ela é necessária para carregar o celular, manter a geladeira ligada ou até mesmo ler um livro antes de dormir. E, muitas vezes, o alto consumo de energia pode causar um susto na hora que a conta de luz chega. É o seu caso? Então confira essas 5 dicas práticas que além de economizar no bolso, também ajudam o planeta.

1. Tire os aparelhos da tomada

Deixar os eletrodomésticos plugados na tomada quando não estão sendo utilizados – ou seja, em modo stand by – pode parecer uma ação inofensiva, mas gera um gasto desnecessário na sua conta de luz.

Uma ótima forma de economizar energia é tirar os aparelhos eletrônicos da tomada ao fim do dia ou desligar tudo quando for viajar, como a televisão, o forno microondas e carregadores de celular e notebook.

2. Use lâmpadas de LED

Sim, as lâmpadas de LED custam mais caro. Entretanto, esse tipo de lâmpada tem uma economia de quase 35% em relação à lâmpada fluorescente. A longo prazo, usar lâmpadas de LED é uma escolha que vai gerar grande economia de energia.

3. Aproveite a iluminação natural

Além de abrir as janelas e deixar as lâmpadas apagadas durante o dia, há ainda outra forma de reduzir o gasto de energia: valorizando a iluminação natural. Você pode fazer isso de algumas maneiras: pintar as paredes de tons claros e decorar cômodos com espelhos – ambos ajudam a refletir melhor a luz do sol – e evitar colocar móveis grandes próximos às janelas.

4. Diminua a frequência de banhos quentes

Que tal aproveitar quando estiver calor e usar a função “verão” do seu chuveiro? Outra forma de economizar energia é tomar banhos mais curtos e desligar o chuveiro toda vez que for ensaboar o corpo ou lavar o cabelo. Assim, além de reduzir o gasto de energia, você também economiza água.

5. Coloque o fogão longe da geladeira

Não, você não leu errado. Se os dois eletrodomésticos estiverem próximos, eles podem interferir na temperatura um do outro, uma vez que o fogão é uma fonte de calor e a geladeira gasta energia para se manter refrigerada. Analise o espaço da sua cozinha e os posicione longe um do outro.

6. Confira a fiação da casa

Fique atento para fios desencapados e expostos – além de contribuir para a perda de energia, eles ainda podem causar acidentes. É importante trocá-los com urgência.

Essas são atitudes simples, mas que podem gerar uma grande economia de energia, tornar o seu dia a dia mais sustentável e ainda ajudar a reduzir sua conta de luz.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram

Mais dicas para a sua reforma

Te ajudamos a realizar o seu sonho da reforma, do projeto a entrega.