Caixas organizadoras: faça você mesmo e facilite a organização do seu lar

Casa organizada é sinônimo de conforto e tranquilidade, afinal, quer sensação melhor do que chegar de um dia corrido e não ter que se preocupar em arrumar os cômodos? É aí que entram as caixas organizadoras: elas ajudam a deixar tudo em ordem, com a praticidade que você precisa no seu dia a dia.

Assim, para te ajudar a organizar sua casa, preparamos esse artigo com o passo a passo de como fazer suas próprias caixas organizadoras. Vamos lá?

Materiais necessários

Primeiro, você deve separar todos os utensílios e materiais necessários para fazer as caixas. São eles:

– Caixa de papelão;

– Tesoura (você vai usá-la bastante);

– Tecido da sua preferência;

– Régua;

– Lápis ou caneta;

– Cola spray para tecido;

– Ferro de passar roupa;

– Fita adesiva (deve ser transparente e mais grossa);

– Grampo de roupa.

Passo 1 – Comece utilizando as abas

Nesta etapa inicial, há quem prefira apenas cortar as abas existentes na caixa, porém, aconselhamos você a deixá-las, fazendo com que a caixa fique bem mais firme.

Use a fita adesiva grossa para selar todas as partes que estejam soltas, sempre lembrando que a caixa de papelão deve estar em um bom estado.

Passo 2 – Forre a caixa por dentro

Para deixar a sua caixa organizadora mais bonita, a nossa dica é que você a forre não só por fora, mas também por dentro, deixando-a mais elegante.

A maneira mais simples de fazer isso é medindo a altura e o comprimento da caixa. Assim, você poderá cortar a parte do tecido necessária e aparar as pontas de acordo com a sua necessidade.

Usando a cola spray, cole o tecido na parte interior da caixa. Esse tipo de cola ajuda a melhorar a aparência da colagem, sem deixar marcas de respingos.

Passo 3 – Cole o tecido na parte externa da caixa organizadora

Após cobrir a parte interna com o tecido, é hora de trabalhar com o lado externo da caixa. Para fazer isso, a dica é posicionar o tecido usando pregadores para marcar o tamanho dele e fazer o corte corretamente. Você também pode passar o ferro no tecido, facilitando a montagem da caixa organizadora.

Com isso, o tecido vai ficar macio e mais alinhado, proporcionando também um look mais sofisticado. Você vai ver como ninguém pensará que existe uma caixa de papelão ali!

Faça então a cobertura da parte externa da caixa, deixando 4 dedos a mais de tecido para poder dobrá-lo na parte de dentro.

Passo 4 – Faça o acabamento lateral

A técnica que você deve usar para fazer esse acabamento lateral é a mesma para embalar um presente. Lembre-se de que é preciso fazer a dobra da pontinha lateral do tecido para que ele tenha um aspecto de envelope, sem que o corte fique aparente.

Além disso, essa técnica faz com que o tecido fique mais reto e bonito. 

Pronto!

Manter a organização da casa pode ser prático e econômico com as caixas organizadoras, facilitando a sua rotina do dia a dia. Neste texto, mostramos um pouco mais sobre como montar suas próprias caixas organizadoras, sem muitos materiais e em poucos passos.

Conheça o nosso Instagram e aproveite mais dicas de organização, economia e outros “Faça você mesmo”.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram

Mais dicas para a sua reforma

Te ajudamos a realizar o seu sonho da reforma, do projeto a entrega.