Faça você mesmo: como montar sua própria horta

Cultivar a própria horta em casa tem se tornado algo cada vez mais comum, à medida que as pessoas desejam ter temperos frescos colhidos do seu jardim ou quintal.

O melhor é que você não precisa necessariamente morar em uma casa para ter sua horta, é possível criar a sua também em um apartamento.

Decidimos trazer dicas rápidas e práticas de como você pode criar sua própria horta do zero sem muito trabalho.

Quer saber como? Então não deixe de acompanhar o texto até o final!

1- Escolha o local ideal para plantar a sua horta caseira

A primeira dica para cultivar uma horta caseira é escolher o local ideal para isso.

Quem possui um quintal em casa tem maior facilidade para tomar essa decisão, mas mesmo se não houver um espaço como esse, como no caso de morar em um apartamento, é possível cultivar a horta no interior dele ou na varanda. Afinal, com certeza, você não pretende criar um local com dezenas de plantas. Assim, para quem quer uma horta menor, não há problemas em ter um espaço mais reduzido.

Até mesmo o parapeito da janela ou da varanda, onde poderão ser colocados os vasos com as plantas, é uma opção para a criação da horta.

Você também poderá encontrar com facilidade painéis específicos para o cultivo de hortas em casa, inclusive com um sistema de drenagem especial.

Seja qual for a sua opção, não há dúvidas de que usar vasos e potes personalizados ajudará também na decoração do ambiente no qual a horta será instalada.

2- Escolha quais tipos de plantas você vai cultivar

O passo seguinte de como montar sua própria horta é escolher quais tipos de plantas vai cultivar.

Hoje em dia, é muito comum que as pessoas montem a sua horta para ter à disposição temperos frescos, como manjericão, salsa, tomate, coentro, cebola, entre outros.

No caso do tomate, você precisará ter um espaço maior para que ele possa crescer adequadamente, o que nem todo local proporciona.

A dica principal é que você crie uma lista com aquilo que tem vontade de cultivar em sua horta e depois veja quais são as possibilidades para o seu espaço.

Comece sempre por temperos frescos, se não tem ideia de por onde iniciar sua horta, como a salsa, o alecrim, o orégano, o manjericão, a camomila, entre outros.

3- Cuide bem da horta

Não adianta você ter todo o trabalho de escolher um local para sua horta e quais serão as plantas que vai cultivar, se não cuidar bem dela posteriormente.

A dica para quem é iniciante é não cultivar mais do que 5 tipos de plantas diferentes, para que você possa ir se acostumando com a prática e depois vá aumentando o número em sua horta.

Lembre-se sempre de fazer uma boa pesquisa para saber como cultivar cada tipo de planta escolhida, evitando assim que elas acabem não se desenvolvendo como o esperado e não gerem o resultado desejado por você.

Como foi visto aqui, é mais do que comum hoje em dia as pessoas desejarem criar suas próprias hortas em suas casas ou nos seus apartamentos, mas ainda existem várias dúvidas sobre como colocar a ideia em prática.

Agora crie sua horta!

Nada como um ingrediente caseiro não é? Neste texto, mostramos algumas das dicas mais importantes para você cultivar sua horta da maneira certa, optando pelos temperos frescos que quer ter à disposição no dia a dia e escolhendo o local ideal para fazer a plantação.

Gostou do artigo de hoje sobre como montar a sua própria horta? Então acompanhe nosso blog e instagram para mais dicas! 

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram

Mais dicas para a sua reforma

Te ajudamos a realizar o seu sonho da reforma, do projeto a entrega.