Tanquinho ou máquina de lavar: qual a melhor opção?

Uma das maiores dúvidas que as pessoas têm ao mobiliar sua lavanderia é em qual eletrodoméstico elas devem investir ― máquina de lavar ou tanquinho. Continue lendo para entender melhor sobre o assunto.

Lavar as roupas não é uma tarefa prática, especialmente se você não tiver um eletrodoméstico para te ajudar nesse processo. É aí que entra a máquina de lavar, um aparelho que desempenha bem esse papel. Mas se você está lendo esse texto, provavelmente tem dúvidas sobre qual a melhor opção para o seu lar: a máquina de lavar ou o tanquinho.

Neste artigo, nós vamos explicar a diferença entre as duas opções e esperamos ajudar com a sua escolha. Boa leitura!

As principais diferenças entre a máquina de lavar e o tanquinho

Os dois tipos de máquina são responsáveis por, pelo menos em termos práticos, lavar as roupas, mas é importante destacar algumas diferenças em relação às funções que cada uma executa.

Vamos começar com o tanquinho, um eletrodoméstico pequeno e com menor custo, também chamado de máquina de lavar semiautomática. Esse produto não possui a função de centrifugação, ou seja, é necessário torcer as roupas à mão após lavá-las. O processo de lavagem também é diferente ― o tanquinho lava por um método chamado turbilhonamento, que aproveita o atrito entre as roupas e o cesto de lavagem para realizar a limpeza das peças, podendo, eventualmente, danificar os tecidos.

Já as máquinas de lavar têm a seu favor a variedade de funções de lavagem, como agitação, molho, enxágue e a centrifugação. Por possuir módulos de lavagem para diferentes tipos de tecidos, esse eletrodoméstico realiza uma limpeza mais profunda e cuidadosa das peças, sem danificá-las.

A economia de água e de energia

O valor da conta de energia elétrica e o gasto com água são duas grandes preocupações para quem precisa comprar uma máquina de lavar. Por isso, na hora de escolher a melhor opção, é importante levar em consideração os seguintes aspectos:

  • O tanquinho, por não realizar o ciclo completo de lavagem, ajuda a economizar energia e água.
  • A máquina de lavar, em contrapartida, economiza tempo, já que não é necessário torcer as roupas antes de pendurá-las no varal, uma vez que ela tem a função de centrifugação.

Ainda está na dúvida?

Faça uma lista de prós e contras, levando em consideração o tamanho da sua casa, os gastos com água e luz, o orçamento para compra e o tempo que você tem disponível para lavar suas roupas. Assim, você chegará a uma decisão que melhor se encaixa ao seu lar e à sua rotina.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de conferir outras dicas em nosso blog e nas redes sociais do Polaris.


Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram

Mais dicas para a sua reforma

Te ajudamos a realizar o seu sonho da reforma, do projeto a entrega.