Livre-se do mofo da sua casa em 5 passos práticos

Você sabia que o mofo pode colocar a saúde da sua família em risco? Veja neste artigo 5 dicas práticas para acabar com o mofo em casa!

O que é mofo?
Antes de entender o risco do mofo para a sua saúde, é importante compreender do que se trata essa mancha que pode aparecer na parede, roupas, alimentos, móveis e utensílios.
O mofo é um tipo de fungo que gosta de viver em ambientes escuros e úmidos. O mofo também é conhecido como bolor.

Como o mofo aparece?
Não existe uma única causa para o surgimento do mofo. A falta de ventilação, alta umidade e falta de luz são fatores que favorecem muito o surgimento desses fungos.
É por isso que armários fechados há muito tempo ou banheiros úmidos e abafados são lugares comuns para o surgimento do bolor.

Por que o mofo é um risco?
A estrutura do mofo contém esporos (estruturas pequenas produzidas em grande quantidade pelos fungos) que ficam no ar e podem ser inalados pelas pessoas que estiverem no ambiente.

A inalação desses esporos pode gerar espirros, obstrução nasal, coceira, irritação e inchaço nos olhos, falta de ar e, nos casos mais severos, doenças respiratórias como a pneumonia fúngica.

Além dos danos à saúde, o mofo também pode danificar os móveis e utensílios da residência.

Dicas práticas para se livrar do mofo

Agora que você já sabe que o mofo pode gerar sérios riscos para a sua família, imagino que queira entender a melhor forma de se livrar desses fungos em casa, certo?

É por isso que separamos para você 5 dicas práticas que vão te ajudar a acabar com o bolor por aí! Vamos lá?

– Aposte na iluminação natural

Deixar os ambientes com pouca luz é dar brecha para os fungos. A iluminação natural é a melhor escolha para trazer claridade à sua casa. Por isso, durante o dia abra as janelas e deixe o sol entrar. Não se esqueça dos cômodos que são menos frequentados e dos que apresentam mais umidade, como os banheiros e a lavanderia.

– Deixe o ambiente ventilar
Criar o hábito de abrir portas e janelas, mesmo quando o dia estiver mais frio, é essencial para possibilitar a circulação de ar pela casa. Dessa forma você dificulta a instalação e proliferação de fungos e bactérias.

– Capriche na faxina!

A poeira acumulada também pode ser uma facilitadora para o surgimento do mofo. Então, além da manutenção diária da casa, escolha um dia na semana para fazer aquela limpeza mais pesada, desinfetando os ambientes e tirando o pó acumulado nos móveis.

– Abra os armários e desencoste os móveis da parede
Existem lugares que não estão sempre à vista que acabam sendo alvo fácil para o mofo. Então não facilite! Sabe aquele armário que fica fechado por mais tempo? É importante abri-lo com frequência, deixando as portas abertas por alguns minutos.

Os móveis que ficam encostados na parede também devem ser afastados de forma regular, para que a parede e as “costas” do móvel sejam higienizadas, evitando o surgimento de bolor.

– Desumidificadores de ambiente

No mercado existem diversos tipos de produtos específicos para desumidificar o ambiente. Desde aparelhos eletrônicos até embalagens descartáveis com sílica em gel no seu interior:

A vantagem dos eletrônicos é que você não vai precisar fazer reposição com frequência!
Analise qual é o melhor produto para a realidade da sua família e posicione-o em um lugar estratégico: opte pelo ambiente que você avaliar que possui mais umidade.

Não deixe para depois!

Com todas as informações em mãos, é hora de colocar essas dicas em prática! Lembre-se: saúde é coisa séria e, livrando-se do mofo, você contribui com o bem-estar de todos os que moram na sua casa.

Quer acompanhar mais dicas de cuidados com a casa preciosas como essa? Acompanhe nossas redes sociais clicando aqui.


Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram

Mais dicas para a sua reforma

Te ajudamos a realizar o seu sonho da reforma, do projeto a entrega.